11.9.07

11 de Setembro - O Mundo CHORA !!!

Sempre que se chega nesta data, todas as nações declaram luto e apoio às vítimas do atentado às Torres Gêmeas nos EUA. Tentam chegar em soluções para acabar com o crime organizado, as facções, os terrorismos, etc. Claro, que pra mim também é uma data triste, uma data marcada por sangue, suor e lágrimas, marcada por mortes, desespero e sonhos inacabados.

Milhares de pessoas que não conseguiram terminar sua passagem por esta maravilhosa terra.
Já passou pela cabeça de vocês que, nestas pessoas que morreram poderiam estar idéias, ideais e
sonhos que poderiam mudar o mundo?
Uma destas pessoas poderia chegar à cura do câncer? um palpite certeiro em um soro para erradicar a aids? Uma fórmula matemática que gera-se um cálculo que acaba-se com toda a miséria e pobreza do mundo dividindo as riquezas?
Querendo ou não, existiam ali, pessoas muito inteligentes.
Claro, que da mesma forma, em que existiam pessoas que só queriam enriquecer às custas de outras, sempre tem o "rapaz" de bom coração, que quer "salvar o mundo", que tem esta visão utópica. Meu sentimento para com este acontecimento é este, este sentimento de que alguém ali, entre os milhares de mortos, poderia ter uma solução para algo, para mim uma hipótese totalmente plausível.
Mudando um pouco agora, mas não fugindo do tema terrorismo, não só no dia 11 de setembro me sinto assim.
Todo dia que acordo e venho ao serviço me deparo com muitos garotos de rua que me pedem um trocado, um pão com manteiga e às vezes até, somente, atenção. Uma pequena brincadeira e o pivetinho sai muito feliz.

Chego em casa e ligo a televisão, vejo a seca no nordeste do nosso próprio país, um abandono sem tamanho, sem dimensão. Onde já se viu em pleno ano 2000 uma família não ter água pra lavar roupa, cozinhar, plantar e muito menos pra beber, ouviram bem? eles não tem água para beber. Isto não entra na minha cabeça. Como colocaram água em Las Vegas (que é um deserto) e não levam água pro nordeste?
Uma obra que custaria muito menos que cediar uma copa do mundo ou olimpíada, porque lá não tem água?
O porque da guerra? O porque da miséria dos países africanos? O porque dos pré-conceitos e racismos que não se dissolvem com o tempo e a inclusão social? O porque de tanta violência?
O Ser humano chegou ao seu pior estágio, brigar entre si, guerrear e literalmente deixar o outro morrer só.

Honestamente, me sinto de mãos atadas, com um sentimento de inferioridade e incapacidade, por não saber o que fazer. Mas não sinto isso só no 11 de setembro, quando o mundo "para" para ser solidário, me sinto assim todos os dias, como se um pedaço falta-se e a alegria nunca fosse plena, devíamos olhar para o 11 de setembro todos os dias e nos ajudarmos, desde o 1º de janeiro até o 1º de janeiro.

Vivemos juntos ou morremos só !!!




Paz, respeito e igualdade para todos !!!

Um comentário:

Layrtthon Oliveira disse...

O mundo que se cuide, cara. Alguma coisa me diz que Osama ainda vai aprontar outras... =/
Mas... é mesmo lastimável.